No fim da adolescência, a busca de pilares nos quais assentar a vida adulta conduziu-me ao Yoga.
Em simultâneo com o percurso académico (licenciatura em Comunicação Social e Cultural) dei continuidade à minha prática pessoal e, no sentido de aprofundar esta minha experiência, enveredei pela primeira formação de professores, única e exclusivamente ambicionando apreender as técnicas milenares para aplicar no contexto individual.
No entanto, o que vivenciei despertou em mim a vontade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e um convite para leccionar colocou-me nesta via no ano de 2000, curiosamente no mesmo ano em que terminei a formação universitária e comecei a trabalhar numa editora.
Paulatinamente, fui transferindo todo o meu interesse profissional para as aulas de Yoga e após ter realizado a formação de Professores pela Yoga Sivananda Vedanta Centers, estando a trabalhar em publicidade, decidi-me a terminar esta profissão, despedindo-me para enveredar pelo Yoga a tempo inteiro. Estávamos no ano 2003.
Fui participando em outros cursos (nomeadamente yogaterapia, exercício físico na gravidez, actividade lúdico-desportiva para crianças, yoga para bebés) e iniciações na área energética (Reiki essencial, cura prânica, Corpo-espelho) no sentido de desenvolver-me integralmente como ser humano e aplicar nas aulas conhecimentos válidos para contribuir para o bem-estar de quem a mim se dirigia.
Após leccionar em ginásios e centros alternativos pela margem sul, em 2005 criei um espaço próprio, no Barreiro, em parceria com uma colega. Este centro de Yoga ( O Lugar da mente ) funcionou durante cinco anos acolhendo perto de uma centena de alunos (desde crianças, grávidas, sessões genéricas e público idoso). Depois mantive-o sozinha como Centro do Coração por mais dois anos, abrindo as portas a outros colegas que comigo lá desenvolveram actividades despertadoras de Consciência. Ao longo deste tempo, fundei o Yoga na Infância e introduzi esta actividade em centros, escolas e colégios. Dediquei-me igualmente (desde 2008) ao trabalho do Sagrado Feminino, após uma iniciação muito especial recebida num momento verdadeiramente transformador.
Decorridos os 7 anos em espaço próprio, as circunstâncias da vida, assim como o desfecho de um ciclo de ricas experiências, conduziram-me novamente a seguir porta a porta para, saindo da zona de conforto, poder conhecer novos grupos, outros espaços e enriquecer-me com as aprendizagens que daí advêm.
Tenho, desta forma, procurado aplicar os fundamentos do Yoga na vida pessoal bem como a nível profissional desenvolvendo aulas regulares, workshops, cursos, retiros e outros trabalhos que se enquadram na filosofia do Yoga.
Sem comentários:
Enviar um comentário